A consultoria em Gestão de Pessoas ajuda na implantação de práticas e políticas justas e efetivas, que contribuam para o alcance dos objetivos de seu empreendimento, valorizando um dos principais ativos das empresas, as pessoas.
1. Descrição de cargos
Consiste em um relato, simples e claro, de todas as atribuições e responsabilidades de cada cargo dentro da organização. Além disso, ela especifica quais são as características básicas necessárias para que o ocupante desempenhe bem suas atividades. Espera-se que os funcionários tornem-se mais produtivos pois terão conhecimento do que e como devem fazer e porque aquilo é importante para a organização.
2. Manual de normas e condutas
O esclarecimento e a disseminação de atitudes e comportamentos que são valorizados e exigidos pela empresa, além de esclarecimento sobre normas corretivas a funcionários que as descumpram, fazem com que as condutas esperadas façam parte da cultura organizacional facilitando a convivência e diminuindo os conflitos.
3. Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho avalia e compara o desempenho real com o desempenho esperado pela organização para cada cargo e pode ser realizada por diferentes métodos, como: avaliação por objetivo, por competência, por resultado, entre outros. Essa análise serve de insumo para decisões quanto á promoção, planejamento, desligamento e também identificar necessidades de treinamento, planos de crescimento e estabelecimento de novas metas.
4. Capacitação
A transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente, e desenvolvimento de habilidades, potencializando o desempenho dos funcionários no trabalho.
5. Recrutamento e Seleção
Consiste na elaboração de um processo de seleção de candidatos alinhados e aptos a trabalharem da maneira adequada dentro da organização. Com um processo seletivo bem estruturado e implementado, é possível economizar no investimento em treinamentos, além de contratar o profissional certo para o cargo certo.
6. Gestão do clima organizacional
Desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais motivador e adequado para um bom desempenho dos funcionários, além de possibilitarmos um melhor tomada de decisões sobre as políticas da empresa.